Saiba como a inadimplência de infrações no trânsito podem prejudicar a sua vida e como resolvê-las

O que acontece se eu não pagar as multas de trânsito?

É comum que os condutores sofram pelo menos uma multa de trânsito durante a vida. Às vezes pode ocorrer por falta de atenção, necessidade ou até mesmo por esquecimento, pois depois de todas as aulas obrigatórias nos Centros de Formação de Condutores (CFC), pode ser difícil lembrar de todas as infrações existentes.

Então, realizar o pagamento de uma multa é uma tarefa em que o motorista terá que lidar em algum momento. Mas o que acontece caso ele deixe de efetuar o pagamento dessa multa?

Também não são raros os casos em que motoristas multados esquecem ou preferem não pagar o valor da infração e esse ato pode trazer muitos problemas no futuro. Por isso, vamos abordar nesse artigo o que deve ser feito nessa situação e quais as consequências em não realizar o pagamento.

Não pagar as multas de trânsito

multas

Riscos em não pagar a multa de trânsito

O ideal é fazer o pagamento do valor da infração dentro da data indicada, mas às vezes isso pode não ser possível e essa situação traz alguns problemas para o condutor.

Uma das principais restrições causadas pela inadimplência está na documentação. O motorista que não realizar o pagamento de uma multa fica impedido de tirar certos documentos, como o próprio licenciamento do veículo.

Além disso, essas restrições podem acabar dificultando a venda do veículo, já que a transferência para outra pessoa também pode ser impedida. Já para os compradores de seminovos, essa situação também pode causar dores de cabeça e a melhor forma de evitar isso é pesquisando o histórico do carro.

Taxas e juros

Também é importante lembrar que as multas possuem taxas e juros por atrasos e caso o motorista não realize o pagamento dentro da data, o valor será aumentado. Portanto, o valor pode aumentar drasticamente, além de poder ser acumulado com outras multas, caso o motorista seja penalizado.

Dívida Ativa

young man sitting car very upset stressed after hard failure moving traffic jam

Outro ponto importante além dos valores é que deixar uma multa de trânsito sem pagar pode gerar uma dívida ativa, colocando o nome do condutor em Órgãos de Proteção ao Crédito como o SPC e o Serasa.

Assim, não realizando o pagamento, o score de crédito do motorista pode ser muito prejudicado, tornando-o negativado, o que o impede de realizar compras, financiamentos e até empréstimos.

Como regularizar a situação

Para conseguir regularizar a situação é importante buscar quais as multas ainda estão em aberto. Para isso, basta realizar uma consulta no Detran RS ou de outro estado e verificar as infrações associadas ao veículo e ao nome do motorista. Também é possível realizar a verificação através do aplicativo do Detran.

Depois, basta realizar o pagamento das multas encontradas. Um detalhe importante é que, dependendo da forma de pagamento, o condutor pode realizar o parcelamento do valor total em aberto e os pagamentos feitos diretamente pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito podem ser efetuados com até 40% de desconto.

cars highway traffic jam

Então, esteja sempre atento às notificações sobre possíveis infrações para evitar que multas simples que poderiam ser pagas se tornem uma bola de neve e tragam diversos problemas futuros.