Existem vários benefícios do colágeno potenciais para a saúde que os suplementos de colágeno oferecem.

Conteúdo

Benefícios do colágeno

Quais são os benefícios do colágeno?

Neste artigo, compilamos alguns benefícios do colágeno para a saúde que podem fazer você querer começar a tomar colágeno hoje mesmo:

1. Melhora a saúde da pele

Algumas pessoas que tomam suplementos de colágeno procuram melhorar a aparência e a saúde geral da pele.

Muitos acreditam que os suplementos de colágeno podem ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento, como adicionar hidratação à pele, reduzir rugas e melhorar a elasticidade.

A síntese de colágeno diminui cerca de 1,5% ao ano a partir dos 25 anos. O nível de colágeno corporal é reduzido em 30% aos 40 anos e 60% aos 60 anos. Esse déficit de colágeno, que aumenta com a idade, está diretamente relacionado a um declínio na qualidade da pele, que se torna mais fina, mais frágil e com rugas ao longo dos anos.

Um estudo realizado em 2013 mostra que um suplemento diário de hidrolisado de colágeno por 4 semanas é eficaz na melhora da elasticidade da pele. Os mesmos autores mostraram um ano depois que um tratamento oral de peptídeos de colágeno por 8 semanas reduz as rugas da pele.

Depositphotos 190328938 S

2. Melhora da saúde das articulações

À medida que uma pessoa envelhece, suas articulações começam a se desgastar. Em particular, a cartilagem esponjosa das articulações começa a se desgastar.

Existem algumas evidências que sugerem que os suplementos de colágeno podem ajudar a restaurar ou prevenir a deterioração da cartilagem nas articulações.

Um estudo americano de 2008 analisa os efeitos de um hidrolisado de colágeno na dor nas articulações em atletas. Os resultados sugerem que “atletas que consomem colágeno hidrolisado podem reduzir parâmetros (como dor) que impactam negativamente o desempenho atlético”.

Um ano depois, em 2009, um estudo randomizado estudou o efeito do colágeno hidrolisado no conforto articular. Os resultados mostraram melhora significativa no conforto da articulação do joelho.

3. Aumento da massa muscular

O tecido muscular é composto de 1-10% de colágeno. Fisiculturistas sabem que uma ingestão de proteína suficiente (cerca de 1,5g a 2g por kg de peso corporal) é necessária para promover o ganho de massa muscular. Por outro lado, poucos sabem que o colágeno é uma proteína tão interessante quanto as proteínas animais ou vegetais que consomem durante as refeições.

Foi durante uma pesquisa que pesquisadores alemães descobriram que o colágeno combinado com um programa de treinamento com pesos aumentava o ganho muscular.

Depositphotos 77441760 S
Collagen powder protein on spoon measure isolated on white background.

Os pesquisadores partiram de um painel de 50 indivíduos com cerca de 70 anos e que sofriam de sarcopenia. Eles seguiram uma sessão de treinamento de força de 12 semanas 3 vezes por semana. Metade deles recebeu um suplemento de 15g de colágeno por dia, enquanto a outra metade recebeu placebo.

No final das 12 semanas, os pesquisadores observaram que aqueles que tomaram um suplemento de colágeno viram sua massa muscular aumentar 50% a mais do que aqueles que tomaram o placebo.

Parece, portanto, que o colágeno para os seguidores de musculação teria um interesse real em tornar os músculos mais fortes e funcionais mais rapidamente.

4. Previne a perda óssea

O colágeno com vitamina C compõe uma quantidade significativa de estrutura óssea e ajuda a manter os ossos fortes.

À medida que uma pessoa envelhece e a produção de colágeno diminui, os ossos podem se tornar mais fracos à medida que a pessoa perde o colágeno necessário para manter os ossos fortes e sustentados.

Os benefícios do colágeno também pode estar envolvido na prevenção da osteoporose, principalmente em mulheres com mais de 50 anos, fortalecendo os ossos naturalmente ricos em colágeno.

A suplementação também pode trazer benefícios do colágeno para atletas de resistência feminina cuja prática sustentada pode causar distúrbios hormonais e enfraquecer os ossos, o que pode levar a fraturas por estresse.

Atletas com mais de 50 anos seriam, portanto, os mais propensos a se beneficiar da suplementação de colágeno para a força de seus ossos.

Qual a quantidade de colágeno devo ingerir por dia?

Depositphotos 85761270 S
Collagen protein powder with spoon measure isolate on white background.

A dosagem de suplementos alimentares de colágeno não está sujeita a uma recomendação oficial precisa. Os fabricantes recomendam dosagens que variam de 1 a 5 g por dia.

Na cosmetologia, o colágeno é usado na composição de cremes ou soros, que geralmente são aplicados uma ou duas vezes ao dia na pele.

Por quanto tempo devo tomar colágeno?

É ideal seguir o uso de colágeno por 1 a 3 meses, 1 a 2 vezes por ano, dependendo de sua idade e suas necessidades. Quanto mais velho você for, mais longo será o programa para repor os estoques de colágeno nos tecidos.

Também é possível tomar colágeno diariamente durante todo o ano em caso de dores crônicas nas articulações, por exemplo, no contexto da osteoartrite. No entanto, procure o conselho de um profissional de saúde antes de implementar a suplementação a longo prazo.

O colágeno possui vários benefícios, sendo um dos melhores suplementos do mercado, e não possui nenhum efeito colateral considerável.

É confiável a utilização do colágeno, mas você sempre deve consultar o seu médico para orientação do uso do colágeno.

Fontes:

ADDOR, F. A. S. A. Abordagem nutricional do envelhecimento cutâneo: correlação entre os efeitos em fibroblastos e os resultados clínicos. Surgical And CosmeticDermatology, 2011.

ADDOR, F. A. S. A. Influência de um suplemento nutricional com peptídeos de colágeno nas propriedades da derme. Surgical And CosmeticDermatology, 2015.

ALVES, R.; ESTEVES, T.; TRELLES, M. Fatores intrínsecos e extrínsecos implicados no envelhecimento cutâneo. Cirurgia Plástica Ibero-latinoamericano, 2013.