chess 3325010 960 720
PHOTO by Pixabay

Para qualquer atleta de alto nível, não é nada fácil estar preparado para desempenhar em suas melhores condições no que se refere ao aspecto mental. Em muitas das vezes, isso acaba se tornando um desafio maior do que da própria competição, pois algumas distrações e circunstâncias únicas podem afetar o poder da concentração.

Nos esportes da mente, a preparação necessita ser ainda mais apurada na comparação com as modalidades tradicionais, pois eles constantemente testam os níveis de atenção dos competidores até o limite. Mais do que isso, também exigem dos jogadores uma alta dose de preparação física.

Dessa maneira, vamos destacar ao longo deste artigo os conceitos que envolvem os treinamentos de atletas em dois dos esportes da mente mais conhecidos, o xadrez e o poker.

pexels photo 235922
PHOTO by Pixabay

Conteúdo

Xadrez

Desde a fundação da Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA), em 2005, o xadrez é oficialmente reconhecido como esporte da mente. Como não poderia ser diferente, a modalidade está presente na vida de muitas pessoas, nem que seja em analogias feitas com base em termos consagrados da modalidade, como “garfo”, “cobertura” e, a mais célebres de todas, o “xeque-mate”.

Isso posto, para quem não acompanha o jogo de perto, pode parecer que um Grande Mestre de xadrez não necessita, obrigatoriamente, ter hábitos constantes de atleta. Afinal, é um esporte no qual os jogadores estão constantemente sentados.

De fato, nos anos 1980 e 1990, parte considerável dos competidores profissionais não adotavam uma rotina de jogador de alto nível no dia a dia. Porém, a realidade atual não é essa, já que o xadrez contemporâneo é uma das modalidades mais desgastantes a nível mental que existe, exigindo de seus atletas muito comprometimento fora do campo da competição.

Em entrevista para o site da ESPN norte-americana, Robert Sapolsky, cientista e professor de ciências neurológicas na Universidade de Stanford, disse que um atleta de xadrez pode queimar até seis mil calorias em um único dia de torneio — em média, três vezes mais que o gasto calórico de uma pessoa adulta em repouso.

Para Sapolsky, esse gasto excessivo ocorre por diversos fatores no momento das partidas, como taxas de respiração triplicadas, pressão arterial alterada (similar a um maratonista em competição) e inúmeras concentrações musculares. Efeitos esses, segundo ele, causados por um constante estresse mental.

Para suportar tamanho desgaste físico e mental, o Grande Mestre de xadrez ítalo-americano, Fabiano Caruana, mantém uma rotina de esportista de elite.

Quando está em fase de preparação, ele começa o seu dia com uma corrida de 8 km, depois pratica uma hora de tênis, meia hora de basquete em seguida e, para finalizar o dia de treinamento, nada por 60 minutos.

Já no quesito alimentação, Caruana faz questão de fazer uma dieta balanceada, com produtos naturais ricos em nutrientes. Tudo isso para estar entre os melhores do mundo.

meditation 1287207 960 720
PHOTO by Pixabay

Poker

Modalidade de cartas que requer certo grau de habilidade interpretativa para aplicar conceitos e variações estratégicas baseadas nas regras, como a exemplo dos ‘showdown’ e ‘flush’, o poker é reconhecido oficialmente como esporte da mente pela IMSA desde 2010.

A partir desse reconhecimento da IMSA, o poker, que é uma modalidade consolidada há décadas, conquistou maior espaço de destaque na mídia digital e foi um dos jogos que mais evoluiu na qualidade de preparação de seus competidores profissionais nos últimos anos, principalmente no campo online.

Além de cuidar dos aspectos mental e técnico, os atletas também precisam manter uma rotina de exercícios físicos ativa, bem como adotar uma alimentação saudável e ter horas de sono adequadas para conseguir performar o maior tempo possível em altíssimo nível de concentração.

Não por acaso, jogadores da geração contemporânea passaram a ter hábitos de vida que não eram muito comuns e nem levados tão a sério por profissionais que viveram a era pré-internet do poker.

Alexandre Mantovani, um dos melhores jogadores do Brasil, adota em sua rotina de preparação para torneios o Método DeRose. Muito conhecido no meio do poker online, esse método consiste em conjunto de técnicas e conceitos para a reeducação comportamental, visando uma boa qualidade de vida em geral.

Isso inclui alimentação regrada, atividade física regular, meditação, administração do stress, dentre outras indicações para aprimorar o estado máximo de concentração. Afinal, um jogador de poker de alto nível, em dia de competição, pode chegar a tomar até três mil decisões.

A importância de escolher um método de preparação adequado

Obviamente, métodos consagrados e utilizados por atletas de excelência acabam virando inspiração para muitos jogadores iniciantes no esporte da mente. No entanto, isso não quer dizer que determinados conceitos e rotinas de preparação se encaixarão com o estilo de vida de todos os competidores, pois assim como no caso dos tênis de corrida, não há o melhor modelo e sim o que se adequa confortavelmente à pisada de cada corredor.

Portanto, o dia a dia de treinamento de um atleta renomado pode até servir como um ponto de partida e inspiração para muitos, mas cada competidor do esporte da mente tem as suas próprias características física e mental, que devem ser trabalhadas e moldadas por profissionais credenciados a exercer tais funções.