Por que é importante trocar o óleo do motor com frequência? Saiba quais as razões para realizar a troca de óleo em seu veículo e as principais recomendações sobre a manutenção.

A manutenção preventiva do veículo é essencial para garantir a máxima eficiência do seu carro e assim prolongar ao máximo a sua vida útil. Entre as práticas mais importantes a serem respeitadas para proteger os componentes essenciais de um carro encontramos a substituição do óleo do motor, a ser realizada periodicamente para evitar desgastes excessivos e avarias ao “coração” de cada veículo.

Ou seja, ao ter um veículo não devemos nos preocupar apenas em contratar proteção veicular ou seguros para acionar quando houver problemas, mas devemos nos atentar também aos cuidados necessários para que funcione adequadamente e evite avarias, por exemplo, realizar a troca do óleo do motor e verificar os demais itens necessários na manutenção preventiva. 

Por que é importante trocar o óleo do motor com frequência?

Neste pequeno guia você encontrará tudo o que precisa saber em relação ao fluido de lubrificação do motor, bem como, porque é importante trocar o óleo do motor com frequência. 

Conteúdo

Por que é importante trocar o óleo do motor com frequência?

Quando falamos sobre óleo do motor em veículos, nos referimos ao líquido necessário para  lubrificar os componentes mecânicos do motor. 

O óleo de motor é composto essencialmente por uma base de hidrocarbonetos e uma série de aditivos, geralmente presentes de 10 a 30%, que podem ser de origem mineral, sintética ou semi sintética: a escolha de uma mistura em detrimento de outra dependerá substancialmente da idade do carro e o tipo de fonte de alimentação. 

Este óleo, portanto, protege as superfícies metálicas da corrosão, mantém limpos os componentes com os quais entra em contato para criar o mínimo possível de resíduos de combustão e ajuda a regular a temperatura do motor, além de evitar os desgastes das peças.

Com que frequência trocar o óleo do motor?

É uma boa prática trocar o óleo do motor do seu veículo com frequência: em geral, é recomendável fazer uma troca completa a cada 15.000 km percorridos. No entanto, como muitas vezes acontece, informações mais precisas e específicas para cada tipo de carro estão contidas na manual de uso e manutenção do carro. 

closeup auto repairman checking car oil workshop

Além disso, é aconselhável  verificar regularmente o nível de óleo do motor presente, para evitar problemas com o motor em caso de quantidade insuficiente de lubrificante. 

A luz vermelha, com o formato característico de uma antiga lamparina a óleo, acende quando a pressão do óleo é insuficiente. Nesse ponto, é uma boa ideia parar o veículo que você está dirigindo o mais rápido possível e reabastecer (ou substituir) o óleo do motor o mais rápido possível.

Como trocar o óleo do motor

A troca de óleo do motor é uma operação que pode ser realizada de forma independente ou entrando em contato com uma oficina de confiança, mas essa segunda opção é frequentemente escolhida, pois o procedimento é bastante trabalhoso. 

Primeiro você  precisa abrir o capô e remover a tampa do óleo. Concluída também esta operação, desaparafusa-se o bujão de drenagem do cárter de óleo, para permitir que o lubrificante residual flua para um recipiente previamente posicionado abaixo do veículo. Neste ponto, é necessário substituir o filtro de óleo do motor instalando um novo.

Uma vez que todas essas operações tenham sido concluídas, o parafuso de drenagem pode ser aparafusado novamente e o novo óleo do motor despejado no assento apropriado. 

Como verificar o nível do óleo do motor?

Você pode verificar o nível do óleo do motor destampando o reservatório e usando a vareta. A haste deve ser colocada em seu lugar por alguns segundos e retirada novamente. Nesse ponto, o nível do óleo pode ser examinado: se atingir o espaço entre as duas marcas de nível, há quantidade suficiente. 

Além disso, para não incorrer em uma medição errada, lembre-se sempre de não virar a vareta de cabeça para baixo, pois o óleo escorre para baixo, aparentando ser mais do que é, e trocar o óleo do motor.

mechanic pouring oil into car engine

Quando realizar a troca de óleo do motor diesel

Em geral, se você tiver um carro movido a diesel, trocar o óleo do motor pode ser realizada em intervalos de quilômetros mais longos em comparação com um modelo similar a gasolina. 

Como sempre, é aconselhável verificar as informações fornecidas no manual de uso e manutenção, mas em princípio podemos dizer que a troca de óleo para motores a diesel pode ser realizada a cada 25.000 – 30.000 km percorridos.

Como saber qual o tipo de óleo do motor e trocar o óleo do motor?

No mercado existem diferentes tipos de óleo do motor, com diferentes graus de viscosidade indicados na embalagem, que variam de acordo com a mistura utilizada. Após a leitura das especificações indicadas no manual de uso e manutenção, deve-se adquirir o mesmo tipo de óleo fornecido pelo fabricante na hora de trocar o óleo do motor. 

Para ter certeza de não cometer um erro, você deve prestar atenção ao número inicial  seguido da letra W,  que indica a viscosidade a frio do óleo, e ao  número final, que indica a viscosidade a quente e, portanto, a temperatura máxima de operação para qual se pode usar esse tipo de lubrificante.  

Além disso, como já mencionado, é aconselhável não poupar na qualidade do lubrificante, dada a sua importância no correto funcionamento do motor.

Filtro de óleo do motor: quando trocá-lo?

car repairman wearing white uniform standing holding wrench that is essential tool mechanic

O filtro de óleo do motor tem uma função fundamental porque, graças à sua composição particular, recolhe as partículas de resíduos geradas durante a combustão. O filtro de óleo do motor, portanto, tem a finalidade de manter o lubrificante limpo e sua substituição é recomendada sempre que o óleo do carro for trocado .

Existem vários tipos de filtros de óleo do motor:  magnéticos, centrífugos, de sedimentação ou mecânicos. Se o carro tiver pelo menos 10 anos, nosso conselho é trocar o filtro a cada 10.000 km, mas em qualquer caso, é sempre uma boa ideia mandar verificar o filtro de óleo do motor em uma oficina de confiança para decidir quando e se deve substituí-lo.

No entanto, a maioria dos motoristas opta por realizar a troca do filtro junto e na hora de trocar o óleo do motor, de acordo com as recomendações do fabricante.