As causas da ejaculação precoce muitas vezes pode ser uma combinação de vários fatores, embora existam casos bem isolados. Dentre eles temos uma série de complicações psicológicas, que podem causar a ejaculação precoce, e também algumas doenças ou anomalias biológicas.
Como o assunto ainda é um tabu para a maioria dos homens, vamos te explicar detalhadamente todas as causas já diagnosticadas.
A ejaculação precoce é uma falta de controle do homem com a sua ejaculação, onde ela acontece muitas vezes logo no início do estímulo sexual. Em casos mais severos o ponto máximo é atingido mesmo antes da penetração.
Esse assunto tem que ser tratado com muito cuidado, pois é um problema que causa sexo insatisfatório, causa diminuição da autoestima e algumas vezes depressão. Temos que levar em consideração também que todo o relacionamento é afetado negativamente.
Conteúdo
Como diagnosticar as causas da ejaculação precoce
De fato, você só pode ser diagnosticado com 100% de certeza por um médico. O especialista que muitas vezes está à frente desse assunto é o Urologista. Um diagnóstico preciso é a chave para todo o tratamento ser eficaz para destruir a ejaculação precoce do homem.
Lembrando o que mencionei no começo: as causas podem ser várias, portanto é difícil você conseguir se tratar sozinho em alguns casos.
Assim, um diagnóstico minucioso pode requerer uma série de exames, como de sangue, espermograma, exames de imagem e em alguns casos mais graves exames do coração. Fora os fatores psicológicos que também devem ser levados em conta, e analisados em todo o conjunto.
Os sintomas
Provavelmente se você está pesquisando este assunto é porque já apresenta algum sintoma. Apesar de ser um problema muito complicado, a ejaculação precoce é fácil de se identificar.
Os grandes sintomas são a falta de controle e relações sexuais muito rápidas, durando em média menos de 2 minutos. Entretanto é preciso levar em conta a questão da individualidade, e também da cultura, pois alguns países apresentam números diferentes.
Principais sintomas e complicações incluem:
- Alguns distúrbios estão relacionados, tanto físicos quanto mentais.
- Ejacular geralmente antes da penetração ou logo no começo da relação sexual.
- Falta de controle impossibilitando o atraso da ejaculação.
- Angústias, sofrimento, timidez, entre outros.
Vale ressaltar que os sintomas físicos e psicológicos têm uma relação de mão dupla. Assim um pode levar ao outro, sendo qualquer um uma causa primária. Por exemplo: você poder ter problemas de ansiedade e por isso sofre com a ejaculação precoce, ou ter a ejaculação precoce por outro motivo e depois desenvolver transtornos de ansiedade.
Esse assunto é tão sério, que muitas vezes podem levar o paciente a sofrimentos psicológicos intensos, e isso acabar sendo prolongado para o relacionamento, ocasionando o término muitas vezes.
O que causa a ejaculação precoce
Logo de cara não dá para apontar uma causa clara, e isso torna o diagnóstico preciso muito complicado. Durante a análise vários pontos importantes são levados em conta: idade, doenças pré-existentes, uso atual de medicamentos, etc.
A EP pode ser crônica, ou seja, começa desde os primeiros contatos sexuais, ou ela pode ser transitória, sendo a mais fácil de se tratar. Ambas podem dividir as mesmas causas, mas a segunda se consegue chegar em uma conclusão muito mais rápido.
Vamos citar as principais causas da ejaculação precoce, valendo lembrar que elas podem estar relacionadas, e dificilmente é apenas um motivo que afeta o paciente.
Causas psicológicas
As causas psicológicas podem ser as mais variadas possíveis, e surtem efeitos diferentes de homem para homem. As principais são:
- Experiências sexuais traumáticas.
- Casos de abuso sexual.
- Baixa autoestima e desvalorização pessoal.
- Casos de depressão ou ansiedade.
- Problemas em relações, seja no trabalho, na família ou com sua parceira.
Além disso, o próprio fato de se preocupar demais pode ser um fator que contribua com as causas da ejaculação precoce. Esse foco gera uma ansiedade muito grande, fazendo com que se perca o controle. É o famoso tiro no próprio pé.
A falta de relaxamento e a preocupação em excesso, em promover o prazer da parceira, também estão relacionados com a ansiedade. Ficar pensando nesse problema, toda hora, e principalmente durante a relação sexual só prejudica.
Causas biológicas
Tanto doenças pré-existentes, quanto o consumo de alguma droga ou remédio podem estar promovendo a ejaculação precoce. Esses são os fatores biológicos mais comuns diagnosticados, e incluem:
- Níveis hormonais desregulados, tanto para mais quanto para menos.
- Anomalias nos neurotransmissores.
- Casos existentes na família.
- Infecções, inflamações, algumas relacionadas com a próstata.
- Substâncias químicas que promovem alterações biológicas temporárias, como a nicotina, álcool, e alguns remédios específicos.
A disfunção erétil, outro assunto relacionado a impotência sexual, podem aumentar o risco da ejaculação precoce. Muitos homens com o medo de broxar, acabam inconscientemente induzindo o corpo a ejacular logo. Alguns até estimulam para que isso ocorra por vontade própria.
Complicações ocasionadas
Bom, além do fato de prejudicar o rendimento no ato sexual, interferindo no seu prazer e no da sua parceira, ainda existem outras complicações. O aumento no estresse está presente em quase todos os casos.
Muitos homens sentem a sua masculinidade ferida, e alguns sentem extrema vergonha em abordar o assunto. A maioria fica desconfortável quando algum tema relacionado a sexo é abordado em uma roda de amigos, por exemplo.
Colocando o prazer de lado, a ejaculação precoce atrapalha casais que estão tentando engravidar. Muitas vezes a ejaculação não tem potência suficiente para promover uma fertilização, ou ocorre antes mesmo da penetração.
Como tratar as causas da ejaculação precoce
Para o tratamento ser eficaz primeiro tem que se descobrir as causas. A ejaculação precoce acontece com a maioria dos homens, pelo menos algumas vezes ao longo da vida. Como vimos anteriormente, muitas das causas são também transitórias, assim resolvendo esses problemas pontuais você melhora a ejaculação.
Nos casos mais simples existem métodos caseiros, como por exemplo algumas técnicas que podem ser utilizadas durante o sexo, e até exercícios para serem repetidos diariamente. Tentar procurar prazer em umas fontes durante o sexo, e não só durante a penetração podem ajudar.
Existem muitos casais que fazem alguns jogos antes da relação sexual, afim de promover um maior relaxamento para ambos. Isso diminui o estresse que pode ser uma das causas principais.
Tente também não ficar pensando na ejaculação precoce durante o sexo. Tente aproveitar o máximo enquanto está ali e foque no ato em si, e não se vai gozar logo.
Em casos mais complicados, onde envolvem os fatores biológicos, alguns medicamentos podem ser receitados pelo médico. Existem também suplementos e cremes que podem ser usados, alguns deles não precisam de prescrição médica.