Sabemos que a CNH possui um código de segurança, porém, para que ele serve? Onde ele fica? Como utilizá-lo? Poucos condutores têm essas respostas, mas aqui nesse post, iremos explicar todos os mínimos detalhes sobre o código de segurança na sua habilitação.

Hoje em dia, quase todos os documentos possuem uma opção digital, tudo isso devido aos avanços tecnológicos. Aproveitando e pegando uma carona nessa onda digital, temos diversas praticidades com aplicativos que nos conectam a tudo, além de comprar cnh, para quem dirige não é diferente.

Onde fica o código de segurança da cnh
Onde fica o código de segurança da cnh 5

A tradição da boa e velha CNH também foi modernizada e ganhou sua própria versão eletrônica: a habilitação digital, porém, nem todo mundo sabe como ela funciona. Por exemplo, como fazer a validação da carteira digital? Para isso, será necessário um código de segurança da sua CNH, e ele está presente nas carteiras de todo o país desde 2017. 

Nesse Post, você verá todas as informações que precisa saber sobre o código de segurança da CNH, onde fica: como validar? Como efetuar a emissão? o que é o QR code? sua carteira continua sendo obrigatória? quais são esses outros códigos da CNH?

Para sabermos de tudo, precisamos saber o que exatamente é esse código para podermos encontrá-lo.

O que é o código da carteira de habilitação?

O Código de segurança da sua carteira nada mais é do que um código QR code. ele vem impresso nas carteiras de habilitação emitidas a partir de 2017. Tal medida tem como objetivo evitar falsificações e fraudes. 

Mas, principalmente, dar acesso à emissão da carteira nacional de habilitação (CNH) digital, que pode ser acessada através de um app de celular, o CDT (carteira digital de trânsito).

Onde está o Código da carteira nacional de habilitação?

O QR code, código de segurança da sua CNH, ele encontra-se na parte interna da carteira física, para acessá-lo, você terá que tirar o seu documento de dentro da proteção plástica e desdobrá-lo, assim que abrir a carteira impressa, você verá o código, agora você já poderá consultá-lo.

Na habilitação digital, esse QR code aparece junto com a frente do seu documento, essa CNH digital irá facilitar a vida de todos os motoristas, e possivelmente, se tornará padrão em um futuro próximo. 

Como efetuar a validação digital da sua carteira nacional de habilitação?

cnh gratuita maior min 551x380 1
Onde fica o código de segurança da cnh 6

Entre no portal do Denatran e realize o cadastro, utilize o código que será gerado para poder logar no aplicativo CDT (carteira digital de trânsito). Ao acessar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, você irá precisar completar o seu cadastramento e fazer a ativação através de um link que irá receber no seu email cadastrado previamente.

Faça seu login e aperte o botão adicionar documento, siga as instruções e faça os testes de verificação de movimento de câmera, que evita quaisquer fraudes, informe o número de seu celular e após essas etapas, sua CNH digital já vai estar disponível para ser consultada em seu smartphone.

Além do mais, será possível cadastrar um código de segurança de quatro dígitos, ou sua própria biometria, que impede que sua CNH online possa ser acessada por golpistas. Mais uma característica positiva da sua CNH-e é ser desnecessário pagar pelo serviço prestado, sendo possível acessar mesmo sem ter sinal de internet.

A CNH-e é a versão digital da sua Carteira, podendo ser exibida em seu celular ou outro dispositivo móvel, através do aplicativo CDT (carteira digital de trânsito) que é gratuito.

Claro que utilizar a versão digital da sua carteira de habilitação é opcional, sua CNH-e pode armazenar todas as suas informações contidas na versão impressa da carteira, o que garante que seu documento digital é autêntico, prático, seguro e cômodo para você condutor, essas são só algumas vantagens da versão digital, que juridicamente tem o mesmo valor do documento impresso.

O código

Aquele Código QR que fica dentro de seu documento de habilitação é o código de segurança da sua CNH, desde o ano de 2017, todas as carteiras de habilitação emitidas já possuem esse código e que serve para consulta no CDT (Centro de Distribuição de Títulos).

Alguns documentos do automóvel também tem se tornado digitais, logo, a carteira de habilitação não poderia ficar de fora, logo, para que houvesse segurança ao emitir a sua via digital deste documento, foi desenvolvido o código de segurança da CNH, aqui nesse post vamos mostrar o que é e como achar esse código.

Vale destacar que muitas das regras da CNH passaram por mudanças recentes, tais como quantidade dos pontos, validade da carteira e etc.Logo, além da emissão da sua habilitação digital, vale a pena dar uma rápida olhada nessas novas regras da CNH e ficar ligado em tudo o que pode ser feito e principalmente o que não pode depois dessas alterações. 

Para que possamos explicar melhor, iremos listar as principais dúvidas referente ao código e a CNH:

  • Código de segurança: o que é?;
  • Onde fica na CNH o Código de segurança?;
  • Como fazer a consulta online da CNH através do código de segurança?;
  • Como fazer a validação digital da CNH?;
  • Como fazer a emissão digital da CNH sem o QR code?;
  • Portar a CNH física deixa de ser obrigatório.

Código de segurança: o que seria?

cnh 29497
Onde fica o código de segurança da cnh 7

O mesmo QR Code que aparece impresso na parte de dentro do documento de habilitação é justamente o código de segurança da sua CNH. Este código digital auxilia para evitar falsificações, fraudes, e também à emitir a CNH digital através do aplicativo CDT (carteira digital de trânsito). 

De acordo com o Denatran, a criptografia contida no QR code pode ser verificada, inclusive por foto, e pode ser validado através do aplicativo de celular integrado ao RENACH (registro nacional de condutores habilitados.

Outro importante ponto no QR code é que, quando cadastrar sua carteira de habilitação digital, será possível fazer a consulta, a qualquer hora, sobre a situação de sua CNH, multas, pontos e se está regular, tudo pelo aplicativo CDT. 

E não é só isso, o serviço não só acrescenta zero custo na emissão do seu documento, como é, bem mais prático, certo?  Assim, você terá acesso a sua CNH através do seu celular a qualquer hora que precisar, mesmo sem ter internet no momento.

Ninguém mais poderá dizer que esqueceu seu documento e acabar correndo o risco de tomar aquela multa desnecessária, que vai pesar no bolso só por que está sem a carteira de habilitação.

Onde fica na carteira nacional de habilitação o Código de segurança?

O Código de segurança de sua CNH pode ser encontrado dentro do seu documento de habilitação, você só irá precisar tirar ele da capa plástica e verificar o interior de sua CNH.

O código QR code, será um grande quadrado impresso dentro de sua carteira, sem erro!

Quando fizer o cadastro de sua CNH digital através do aplicativo CDT, será enviado a você uma chave de quatro dígitos, que deverão ser informados todas as vezes em que você fizer uma consulta a sua CNH digital no app. Dessa maneira, todas as suas informações ficarão sempre protegidas.

Um outro código que todos confundem, que também é chamado de código de segurança, é aquele número que aparece no verso de sua CNH impressa, este, não tem nada a ver com a emissão de sua via da habilitação digital.

Como fazer a consulta online da CNH através do código de segurança?

cnh 1
Onde fica o código de segurança da cnh 8

Agora que você já entendeu para o que serve o código de segurança de sua CNH a pergunta que fica é: Como fazer a consulta da sua carteira de condutor através do código?

Você poderá fazer a consulta online através do código de segurança da CNH logo após finalizar o cadastro no aplicativo CDT e da emissão de sua CRLV digital.

Pelo aplicativo Carteira digital de trânsito, depois de fazer um cadastro prévio, você só precisará fazer o login com senha para que possa fazer sua consulta, mesmo se nao estiver online.

Já dentro do aplicativo, você poderá visualizar a frente de sua carteira, o verso e o QR code, bem como as informações pessoais do condutor, infrações registradas, pontos da carteira e se a carteira está suspensa ou cassada. 

Como fazer a validação digital da CNH?

Até aqui parece bem fácil ter a CNH digital, mas para isso você precisará preencher certos requisitos:

  • Possuir a versão da habilitação que possua o QR code na parte de dentro, todos os documentos emitidos após 2017 já possuem esse código;
  • Sua CNH precisa estar dentro do prazo de validade;
  • Manter no aplicativo as mesmas informações de sua CNH impressa, como sobrenome e profissão.

Caso sua habilitação não cumpra todos os pré-requisitos, será necessário pedir pela renovação de sua habilitação ou solicitar uma segunda via.

Vale ressaltar que não haverá custos para emitir a versão digital de sua habilitação, e o que é melhor, é extremamente seguro, e os mesmos dados que constarem em sua CNH física vão estar na versão digital.

Agora que você atendeu todos os pré-requisitos e já consegue ter sua via digital da sua habilitação. Você terá de entrar no site do Denatran e fazer seu cadastro, usando o código gerado para se conectar no aplicativo CDT usando seu celular.

Dentro do aplicativo, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Cadastrar-se no app CDT;
  • Ative o cadastro no email que receber;
  • Faça seu login e entre em Adicionar documento;
  • Siga as instruções para efetuar sua “prova de vida”, que nada mais é do que, se movimentar na frente da câmera para evitar uma possível fraude;
  • Após ser validado, confirme o número do seu celular.

Tudo pronto! Sua carteira nacional de habilitação já vai estar disponível no aplicativo e poderá ser acessada para cadastrar o código, que será sempre utilizado quando fizer uma consulta.

Como fazer a emissão digital da CNH sem o QR code?

Você precisa fazer a renovação da sua carteira de habilitação ou pedir uma segunda via caso sua CNH não possua o QR code, porém, se você acabou de fazer seu exame prático para renovar a sua habilitação ou pedir uma segunda via, você já poderá baixar a versão digital mesmo antes de retirar o seu documento novo. 

Funciona da seguinte forma: Assim que o DETRAN fizer o processo de emissão de sua carteira de habilitação, o Denatran irá encaminhar um e-mail automático para você.

No corpo do e-mail constará o código de segurança que você precisa para fazer o cadastro no aplicativo CDT e poder baixar sua CNH mesmo não tendo o QR code.

Portar a CNH física deixa de ser obrigatório

Segundo consta na lei 14071/20 fica determinado que nas novas regras da carteira nacional de habilitação, o porte do documento de habilitação físico pode ser dispensado, desde que, em uma fiscalização, seja possível ter o acesso ao sistema digital para verificação da habilitação do condutor.

Agora vamos a algumas considerações:

  • A CNH-e é aceita para conduzir em todo o país, o condutor vai precisar ficar mais atento com o funcionamento de seu celular, caso passe por uma fiscalização, o aparelho precisa estar carregado, se não estiver, e você não estiver com sua versão física do documento, será a mesma coisa que não estar com nenhum documento de habilitação, logo, estará sujeito a ser multado;
  • Caso sua CNH não tenha um QR code impresso em seu verso, você precisa o quanto antes renovar sua carteira ou solicitar uma segunda via, visto que o código de segurança já está disponível a pelo menos 5 anos, tendo seu início de emissão em maio de 2017;
  • Realize seu cadastro no portal do Governo Federal (gov.br), que reúne todos os serviços e informações a respeito de todas as atuações das áreas do governo, para isso, será necessário ter acesso a uma caixa de email e um número de celular, necessários para a ativação de seu cadastro;
  • Baixe o aplicativo CDT, Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo SERPRO, onde será necessário fazer um cadastro para ter um login no aplicativo. esse cadastro usará os mesmos dados do seu cadastro no portal do Governo Federal, seu login será seu número de CPF. Novos usuários precisam fazer o cadastro seguindo todos os passos informados;

Agora parece que está tudo pronto, cadastro feito, aplicativo instalado e logado, agora vamos finalizar o cadastro de sua CNH:

  • Escolha a opção “Habilitação” no aplicativo;
  • Clique em “Toque aqui para adicionar sua CNH”;

Caso não esteja habilitado, você deverá optar por um módulo de autenticação. entre eles:

  • Validação pelo celular: Validação facial;
  • Certificação digital: Portal Denatran;
  • Sem certificado digital: Validação no balcão do DETRAN);

Caso opte pela validação facial, você precisa:

  • Informar o CEP da sua residência cadastrada na emissão de sua CNH física;
  • Fazer a leitura do QR code de sua CNH física;
  • Fazer a validação facial, seguindo as instruções do aplicativo;

No fim da validação facial, informe o número do seu telefone e pronto! Sua carteira estará disponível em seu celular, agora você tem acesso a sua CNH-e.

Ficou na dúvida de quanto poderá custar? Bom, na verdade, para gerar sua CNH você não vai ter nenhum custo, porém, se o seu documento físico é anterior a data de 02/05/2017, então você terá que esperar pela sua próxima renovação, caso não queira esperar, você pode emitir uma nova carteira com seu QR code já fornecido, essa solicitação de uma nova 

CNH tem uma taxa de custo de R$ 66,28.

Em concordância com a lei Nº 14071, a CNH física, só será dispensada quando o motorista possuir a habilitação digital, tendo como acessá-la em uma possível abordagem de fiscalização, caso contrário, a falta de apresentação de documento físico, e nesse caso, principalmente o digital, implica em uma infração leve com multa estipulada no valor de R$ 88,38.

Junto com o código da sua CNH, você pode encontrar outros códigos de números em sua CNH. Um desses códigos é o registro de sua CNH. Ele está presente um pouco abaixo da foto do condutor, e está escrito na cor vermelha.

Esse número deve ser sempre informado em caso de ser solicitado em uma eventual fiscalização. 

Podemos encontrar também o espelho da CNH. É uma identificação nacional de 9 caracteres e um dígito de segurança, ele está presente na frente e no verso da sua CNH.

O RENACH também está presente em sua CNH, como citado anteriormente, corresponde ao banco de dados como condutor. com ele é possível  ver se o motorista alterou a categoria de sua CNH, bem como, quais penalidades recebeu.

A tecnologia não está apenas tomando conta dos automóveis e de nossas vidas, ela está presente em nossos documentos para facilitar nossas vidas, sua habilitação sendo digital e estando acessível apenas com alguns toques na tela do celular, mesmo estando fisicamente a quilômetros de distância, tem tudo para ser o futuro de todos os documentos, acabando assim com a famosa situação onde o condutor diz que esqueceu o documento em cima da mesa. na gaveta do escritório ou no porta luvas de outro veículo.

A tecnologia irá alterar nosso modo de viver radicalmente e estará presente no ato de dirigir.