Está sendo feito no Detran RS um balanço sobre a gestão e as novas perspectivas; saiba as atualizações e a CNH profissional gratuita.

CNH profissional gratuita
(crédito: divulgação)

Em um evento no Memorial do Ministério Público, o Diretor Geral do Marcelo Soletti tratou sobre as novas perspectivas e avanços do Detran RS. Conheça as perspectivas e como elas podem impactar no cotidiano dos motoristas e no seu relacionamento com o Detran RS, como a CNH profissional gratuita.

Conteúdo

Projetos em andamento no DETRAN RS e a CNH profissional gratuita

Para compreender melhor o balanço feito dos projetos em andamento e das perspectivas futuras é importante ressaltar a visão macro do Detran RS. O cidadão é o centro de suas ações, ele é a prioridade. Portanto, o Detran RS está projetando soluções e avanços para outras questões, não limitando suas ações às multas de trânsito.

Depositphotos 6842810 S

Nos últimos anos, mesmo com a pandemia foi notório os avanços com projetos em andamento, principalmente os relacionados às seguintes áreas:

  1. Evolução;
  2. Digitalização;
  3. Inovação.

Essas vertentes regeram o balanço dos avanços constatados pelo Detran RS e fazem parte das ações de reposicionamento do Detran e sua preparação para o futuro.

Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas áreas

Evolução – conheça os avanços do DETRAN RS nesse cenário

Os avanços na vertente Evolução, são:

  • adesão ao sistema de notificação eletrônica (com 40% de desconto);
  • licenciamento pago por PIX, trazendo uma enorme agilidade na vida do motorista e trouxe uma maior arrecadação de IPVA da história do Detran RS;
  • reciclagem preventiva, trazendo o adiantamento de penalidades por multas, e dessa maneira evitou que muita gente ficasse tempos sem trabalhar;
  • e por fim, o site Peça Legal, colocando à disposição dos motoristas 10.000.000 peças originais, colaborando com a redução dos furtos de veículos desde 2016.

Digitalização – um grande avanço da CNH profissional gratuita

Depositphotos 163903792 S

A digitalização foi a área do Detran RS em que mais foram observados avanços. Atualmente, o Detran RS centraliza serviços que antigamente gastavam papel e necessitavam serem feitos pessoalmente em uma empresa credenciada;

O CRLV digital facilitou ao motorista acessar a documentação do carro;

Os leilões virtuais permitiram o acesso e a participação de pessoas por todo território nacional reduzindo custos do governo com os veículos abandonados. Para estar mais perto dos cidadãos, o Detran RS ampliou o uso do WhatsApp com um dos meios de comunicação.

Inovação – novas formas para otimizar os processos no DETRAN RS

Quando se trata de processos inovadores, entende-se que o conceito de inovação, aqui, não engloba somente a implementação de novas tecnologias, mas mostra novas formas de realizar processos.

Entendendo isso, o Detran RS fez a adoção do serviço de supervisionar os exames automotivos à distância.

Outras implementações realizadas:

  • Reduzir a taxa de veículos;
  • Fim da circunscrição dos CRVAs, colaborando com os cidadãos que tenham veículos registrados fora do estado, possam recorrer ao Detran RS;
  • Atendimento dos CFCs fora da sede principal que facilitará que os usuários utilizem os serviços;
  • Programa Veículo Legal. Permite ao motorista pagar débitos, evitando que tenha seu veículo apreendido.

O futuro – o que esperar do Detran RS?

Depositphotos 57675821 S

Estamos em uma época de constantes avanços e esses avanços permitem projetar novas ações que visam proporcionar um novo posicionamento tanto da empresa como nos serviços e soluções que ela irá proporcionar ao seu público.

De uma nova imagem do Detran RS ao compartilhar informações do que está sendo feito até para propor e implementar novas alternativas para solucionar os problemas que impactam a vida das pessoas, ele busca mudar a maneira como as pessoas se relacionam com seus colaboradores no dia a dia.

Esperamos que as perspectivas em oferecer serviços como CNH profissional gratuita, programas de ações de segurança e benefícios para os inscritos no Cadastro Positivo, transformem-se em ações efetivas.