Conheça mais sobre os tipos de cabelo liso, e suas características

cabelo
(crédito: divulgação)

Os diferentes formatos de cabelo hoje são muito mais conhecidos. Cabelos ondulados e cacheados ganharam visibilidade e dicas de cuidados sobre eles se tornaram muito mais conhecidas. Porém, ainda existem as apaixonadas pelo cabelo liso que não abrem mão dos fios escorridos.

O que diferencia o cabelo liso dos demais tipos de cabelos, é que os fios lisos não possuem nenhum tipo de ondulação. Mas será que todo cabelo liso é igual? Não!. Apesar de não formarem nenhuma ondulação, os fios lisos possuem diferentes texturas, podendo ser mais finos, médios ou grossos. Conheça todos os tipos de cabelo liso a seguir.

Conteúdo

1 – Liso natural

O liso natural é aquele fio sem nenhuma ondulação desde criança. Esse tipo de cabelo não precisa de nenhuma técnica para alinhar os fios, pois são naturalmente sedosos e alinhados, uma vez que a oleosidade da raiz consegue alcançar até as pontas dos fios.

É conhecido como cabelo tipo 1, podendo variar entre 1A, 1B e 1C.

O liso 1A é fino, conhecido por ter pouco volume, ser completamente reto e ter aquela oleosidade que gruda o cabelo na cabeça e não segura os penteados. A lavagem precisa estar rigorosamente em dia e produtos para dar mais volume são uma boa pedida.

O liso 1B é um pouco mais encorpado e já apresenta mais volume. Produtos leves e hidratações do meio para as pontas são importantes.

O liso 1C é aquele cabelo muito pesado, de fios muito grossos e densos. Também exige uma boa frequência de lavagens e hidratações para manter um aspecto mais leve.

2 – Liso mecânico

É uma boa opção para quem possui cabelo ondulado ou cacheado, mas também gosta de cabelo liso. Este tipo de liso é conquistado através de secadores e chapinhas, não sendo um liso permanente.

Justamente pelo excesso de calor, o liso mecânico exige muitos cuidados. O principal é sempre utilizar o protetor térmico, que minimiza os danos causados pelo excesso de calor. Nunca se esqueça de aplicar o protetor antes do alisamento. Ele é fundamental para

proteger e evitar a quebra dos fios.

Além disso, evite fazer o uso do secador e chapinha diariamente. Uma ou duas vezes por semana é uma frequência considerada segura. E não deixe de fazer hidratações, nutrições e reconstruções para repor nutrientes perdidos e manter a saúde dos fios.

3 – Liso químico

O liso químico, como o próprio nome já diz, é aquele efeito liso conquistado através de produtos para alisamento. As escovas progressivas ou relaxamentos fazem parte desta categoria. Seu efeito pode ser definitivo e exige muita atenção, assim como o liso mecânico.

Este tipo de cabelo exige uma atenção profissional ainda maior, pois a química pode causar muitos danos se não for bem feita e se o cabelo não receber o tratamento pós-química adequado, também podem sofrer danos posteriormente.

É necessário utilizar linhas próprias para cabelos quimicamente tratados, desde o básico como shampoo e condicionador, até as máscaras de tratamento que devem ser utilizadas semanalmente. Mantendo todos os cuidados necessários, mesmo o liso químico pode ser saudável e forte.