Conheça essa nova funcionalidade do aplicativo do Detran RS e saiba como usá-la pela carteira digital de trânsito!

Detran RS disponibiliza apresentação de condutor infrator também pela Carteira Digital de Trânsito
(crédito: divulgação)

O Detran RS, em consonância com tantos outros órgãos públicos, vem buscando na tecnologia e na digitalização soluções que facilitem a vida de seus usuários, isto é, condutores (profissionais ou não) e donos de veículos que precisam manter seus automóveis e documentos em dia.

Uma dessas soluções entrou em vigor em outubro de 2022. Com a possibilidade de apresentar o condutor infrator pelo aplicativo disponibilizado pelo Detran RS todo esse processo, antes feito via Correios, ficou mais fácil, simples, barato e sustentável.

Conteúdo

Como utilizar o novo serviço do Detran RS

businessman using mobile phone app texting blue

Uma simples consulta Detran RS pode ser feita em segundos por meio de suas plataformas digitais, como site e aplicativo. Este último, tem ganhado atualizações e o acréscimo de funções que tornam a vida do motorista e dono de veículo mais prática e com menos papelada.

Vale a pena saber como usar as ferramentas do Detran RS e fazer a apresentação de condutor infrator rápido e sem sair de casa. Antes, anote algumas informações importantes:

  • A apresentação do condutor infrator deve ser feita quando, na ocorrência de uma multa, é preciso comprovar que o dono do carro não é a mesma pessoa que estava dirigindo. Essa é uma situação corriqueira quando emprestamos nosso carro ou alugamos um;
  • Antes essa apresentação era feita por meio do envio de cópia dos documentos aos Detran RS, por correio ou pessoalmente. Agora, basta usar o aplicativo para mandar as imagens dos documentos e formulários solicitados em poucos segundos;
  • O procedimento só pode ser feito quando tanto o proprietário quanto o condutor tenham cadastro ativo no Portal gov.br, CRLV-e do carro já baixado no aplicativo do proprietário e a Carteira Digital de Trânsito.

Diferente de antes, o procedimento agora leva apenas alguns minutos e é todo digital. O tempo de espera para sua concretização também é mínimo já que não é mais preciso esperar o tempo de entrega dos Correios e os prazos para análise dos documentos.

business hand with mobile phone

Veja como fazer:

  1. Abra o aplicativo do Detran RS e clique na opção “infrações”;
  2. Selecione o veículo que foi autuado e a autuação recebida;
  3. Indique o condutor real do veículo que cometeu a infração de trânsito.

O condutor infrator receberá uma notificação para confirmar que foi autor da infração e, depois, receberá o desconto de pontos na carteira digital de trânsito e a multa a ser quitada.

Vantagens da nova ferramenta

O Detran RS facilita e muito a vida de motoristas e proprietários ao incrementar suas ferramentas digitais e adicionar novas funções a elas. A possibilidade de apresentar o condutor infrator apenas usando o aplicativo é um exemplo.

positive emotions close up young good looking dark skinned male with afro hairstyle white t shirt red shirt smiling with teeth chatting with friend smartphone

Além de tornar o processo muito mais rápido, há mais economia de papel e recursos naturais, menos risco de perda e extravio de documentos postados via Correios, maior segurança de dados e o registro automatizado de todas as ações e histórico de proprietários e condutores.

Por isso, se você ainda não possui o aplicativo nem a Carteira Digital de Trânsito vale a pena usar alguns minutos para baixá-los, usá-los e dar um update no seu dia-a-dia.